quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O uso de tecnologias na educação é bom ou ruim?

[1]Adrieli Silva
[2]Daiana Veiga
O uso de novas tecnologias vem se tornando cada vez mais alvo de debates e dúvidas para muitos no que diz respeito ao impacto e aos efeitos causados pelo uso dessas tecnologias na educação dos indivíduos, na qual a mesma serve a sociedade ajudando-a a socializar além de dar aos mesmos instrumentos que os habilitem a aprender e transmitir melhor os conhecimentos.
A sociedade sempre está sujeita a mudanças sociais quando se conscientiza de que são necessárias para chegar a determinados objetivos, hoje a sociedade está cada vez mais criando novos meios para melhorar a educação como o uso de novas tecnologias na sala de aula com o objetivo de fazer os alunos se adaptarem a esses meios de aprendizado estabelecidos pela sociedade atual. O principal questionamento sobre esse assunto é como estão sendo utilizados esses novos meios nas escolas, se está se tornando bom ou ruim para o aprendizado dos alunos?
Apesar de que para algumas pessoas essas mudanças não estão sendo favoráveis para a educação, pois afirmam que esses novos mecanismos acabam tirando o foco dos alunos do que realmente é necessário, como o interesse pela leitura e a escrita, a realidade da educação nos mostra que o uso de novas tecnologias na escola pode estimular gradativamente o interesse dos alunos para assuntos antes pouco atraentes, na verdade o que torna essas tecnologias boas ou ruins para a educação é os profissionais que a utilizam.
Portanto antes de se trabalhar os novos meios tecnológicos nas escolas é preciso que os educadores tenham um conhecimento prévio, uma base de como saber utilizar esses mecanismos de maneira correta fazendo com que essas tecnologias se tornem mais uma alternativa mais um caminho para um melhor aprendizado.


[1] Acadêmica de Licenciatura em Ciências Naturais 4 ° semestre
[2] Acadêmica de Licenciatura em Ciências Naturais 4 ° semestre

Um comentário:

  1. Ficou ótimo!
    Sentir falta apenas de uma alusão ao vídeo, que foi a base para a síntese!
    No meu blog, fiz uma postagem sobre "Dicas de Blog", passa lá e comente!

    ResponderExcluir