quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Software Educativo, uma forma de metodologia.

A educação de hoje possui  diversos tipos de metodologia que faz com que o aluno aprenda de uma maneira diferente, como por exemplo o uso de   filmes, vídeos, livros, joguinhos,  músicas entre outros, mas com tanta inovação chegando na área tecnológica, passou a se ter mais uma alternativa de ensino dentro das salas de aula, que são os software “ educativos”.
Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. E a  maneira de como o software e utilizado ira torna a sua função diferente, por isso os software se torno uma nova alternativa encontrada de ensino  pelos professores, pois através do software pode ser utilizados uma variedade de jogos para que  os alunos possam colocar em prática o que aprenderam dentro da sala de aula e  é também uma forma de complementar o conhecimento cognitivo do educando, mas vale ressaltar que nem todo os  software são educativos e que alguns não traz nenhum benéfico, dessa forma cabe o professor analisar cada jogo que ira usar na hora de lecionar, levando em consideração o assunto, a clientela( alunos) e o nível de aprendizado.
Exemplo de jogos educativos e a “Viagem pela Amazônia” que tem como objetivo e guiar o  Dr: dentuço para seus pacientes, o jogo começa com o Dr: dentuço passeando pela Amazônia e passar por diferente animais, alguns são da floresta Amazônia mas outros animais não pertence a esse ambiente, o que o jogo pode proporcionar e que, o educando poderá aprender algumas curiosidade desses animais, mas se analisarmos melhor esse software veremos que se pode trabalha uma quantidade de assuntos, basta que o professor tenha um pouco de criatividade, em repassar o conteúdo sobre animais da Amazônia e a importância da se escovar os dentes. E sempre bom demostrar na sala de aula e interdisciplinaridade, fazendo assim uma interação entre os animais da amazônia, e as de outras espécies de animais em geral, seguindo da higienização dos dentes do ser humano e porque não falar  também dos dentes dos animais, e um ótimo tema que abrange muitas discursões entre os próprios alunos e uma forma de socializar  todo o ambiente de escolar com mundo em geral.
O software é mais uma alternativa de ferramenta metodológica para o meio educacional, mas não se pode deixar que isso seja a  única  forma de aprendizagem. O jogo poderá conter informações importantes, porém o professore sempre deve fazer a intervenção entre os jogos complementando ou acrescentando ainda mais essas informações, por isso e necessário que o professor tenha uma boa qualificação para não deixar que os software educacionais não sejam mais um, entre qualquer jogo, afinal o aluno tem que aprender conhecimento e não regras de jogos.
Link do jogo “ Viagem pela Amazônia”
FINO, Carlos Nogueira. Avaliar Software “Educativo”. Disponível em <efino@umapt> Acesso em 14 de out de 2013.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O uso de tecnologias na educação é bom ou ruim?

[1]Adrieli Silva
[2]Daiana Veiga
O uso de novas tecnologias vem se tornando cada vez mais alvo de debates e dúvidas para muitos no que diz respeito ao impacto e aos efeitos causados pelo uso dessas tecnologias na educação dos indivíduos, na qual a mesma serve a sociedade ajudando-a a socializar além de dar aos mesmos instrumentos que os habilitem a aprender e transmitir melhor os conhecimentos.
A sociedade sempre está sujeita a mudanças sociais quando se conscientiza de que são necessárias para chegar a determinados objetivos, hoje a sociedade está cada vez mais criando novos meios para melhorar a educação como o uso de novas tecnologias na sala de aula com o objetivo de fazer os alunos se adaptarem a esses meios de aprendizado estabelecidos pela sociedade atual. O principal questionamento sobre esse assunto é como estão sendo utilizados esses novos meios nas escolas, se está se tornando bom ou ruim para o aprendizado dos alunos?
Apesar de que para algumas pessoas essas mudanças não estão sendo favoráveis para a educação, pois afirmam que esses novos mecanismos acabam tirando o foco dos alunos do que realmente é necessário, como o interesse pela leitura e a escrita, a realidade da educação nos mostra que o uso de novas tecnologias na escola pode estimular gradativamente o interesse dos alunos para assuntos antes pouco atraentes, na verdade o que torna essas tecnologias boas ou ruins para a educação é os profissionais que a utilizam.
Portanto antes de se trabalhar os novos meios tecnológicos nas escolas é preciso que os educadores tenham um conhecimento prévio, uma base de como saber utilizar esses mecanismos de maneira correta fazendo com que essas tecnologias se tornem mais uma alternativa mais um caminho para um melhor aprendizado.


[1] Acadêmica de Licenciatura em Ciências Naturais 4 ° semestre
[2] Acadêmica de Licenciatura em Ciências Naturais 4 ° semestre

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A DIFICULDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS EM UM MUNDO DE TECNOLOGIAS


Vivemos em uma sociedade na qual a era da tecnologia esta em alta, todos os dias somos cercados dessas informações como, televisão, celulares e principalmente internet e rede sociais, mas será que toda essa informação não atrapalha a educação e seu ensino e aprendizagem?
            No Artigo “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” de Juan Ignacio Pozo,  aborda  que na sociedade atual, a  cada dia todo mundo aprende diversas  informações mas mesmo assim as pessoas ainda tem dificuldade em entrar no padrão que  sociedade exige em, questão de termos educacionais, ou seja os jovens tem conhecimento da informação mas não sabe usa- lá para adquirir competência, conhecimento cognitivos. Tudo isso deve as novas culturas de aprendizagem  que estão surgindo por causa das tecnologias até uma alfabetização totalmente diferente do padrão da sociedade com  uma linguagens, grafias e  literaturas próprias. E no decorre dessa mudança, cheia de modernidade a escola passou se torna irrelevante para os alunos deixando de ser importante, pois agora não é mais a única que tem conhecimento de todas as coisas. Por tanto o sistema educacional tem que se adaptar aos novos conceitos tecnológicos, para que isso aconteça e preciso converter a informação, em conhecimento para os alunos, renovando a aprendizagem usando a tecnologia ao seu favor e não contra, por isso e necessário que os professores tenham uma  boa  graduação  e didáticas, para criar estratégias que possam prender a atenção do aluno e guia-lo, para não se torna escravos de um conhecimento desorganizado.
Afinal não adianta ter um aluno atualizado em todas  as informações que a sociedade oferece, se ele não tem uma opinião critica  em usar essas informações para seu benefício educacional e não como mais uma maquina de manipulação.