Desenho da lagoa azul
terça-feira, 22 de outubro de 2013
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Software Educativo, uma forma de metodologia.
A
educação de hoje possui diversos tipos
de metodologia que faz com que o aluno aprenda de uma maneira diferente, como
por exemplo o uso de filmes, vídeos, livros, joguinhos, músicas entre outros, mas com tanta inovação
chegando na área tecnológica, passou a se ter mais uma alternativa de ensino
dentro das salas de aula, que são os software “ educativos”.
Software
é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um
computador com o objetivo de executar tarefas específicas. E a maneira de como o software e utilizado ira
torna a sua função diferente, por isso os software se torno uma nova alternativa
encontrada de ensino pelos professores, pois
através do software pode ser utilizados uma variedade de jogos para que os alunos possam colocar em prática o que aprenderam
dentro da sala de aula e é também uma
forma de complementar o conhecimento cognitivo do educando, mas vale ressaltar
que nem todo os software são educativos
e que alguns não traz nenhum benéfico, dessa forma cabe o professor analisar
cada jogo que ira usar na hora de lecionar, levando em consideração o assunto,
a clientela( alunos) e o nível de aprendizado.
Exemplo
de jogos educativos e a “Viagem pela Amazônia” que tem como objetivo e guiar
o Dr: dentuço para seus pacientes, o
jogo começa com o Dr: dentuço passeando pela Amazônia e passar por diferente
animais, alguns são da floresta Amazônia mas outros animais não pertence a esse
ambiente, o que o jogo pode proporcionar e que, o educando poderá aprender algumas
curiosidade desses animais, mas se analisarmos melhor esse software veremos que
se pode trabalha uma quantidade de assuntos, basta que o professor tenha um
pouco de criatividade, em repassar o conteúdo sobre animais da Amazônia e a importância
da se escovar os dentes. E sempre bom demostrar na sala de aula e interdisciplinaridade,
fazendo assim uma interação entre os animais da amazônia, e as de outras espécies
de animais em geral, seguindo da higienização dos dentes do ser humano e porque
não falar também dos dentes dos animais,
e um ótimo tema que abrange muitas discursões entre os próprios alunos e uma
forma de socializar todo o ambiente de escolar
com mundo em geral.
O
software é mais uma alternativa de ferramenta metodológica para o meio
educacional, mas não se pode deixar que isso seja a única
forma de aprendizagem. O jogo poderá conter informações importantes,
porém o professore sempre deve fazer a intervenção entre os jogos
complementando ou acrescentando ainda mais essas informações, por isso e necessário
que o professor tenha uma boa qualificação para não deixar que os software educacionais
não sejam mais um, entre qualquer jogo, afinal o aluno tem que aprender
conhecimento e não regras de jogos.
Link
do jogo “ Viagem pela Amazônia”
FINO,
Carlos Nogueira. Avaliar Software “Educativo”. Disponível em
<efino@umapt> Acesso em 14 de out de 2013.
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
O uso de tecnologias na educação é bom ou ruim?
O
uso de novas tecnologias vem se tornando cada vez mais alvo de debates e
dúvidas para muitos no que diz respeito ao impacto e aos efeitos causados pelo
uso dessas tecnologias na educação dos indivíduos, na qual a mesma serve a
sociedade ajudando-a a socializar além de dar aos mesmos instrumentos que os
habilitem a aprender e transmitir melhor os conhecimentos.
A
sociedade sempre está sujeita a mudanças sociais quando se conscientiza de que
são necessárias para chegar a determinados objetivos, hoje a sociedade está
cada vez mais criando novos meios para melhorar a educação como o uso de novas
tecnologias na sala de aula com o objetivo de fazer os alunos se adaptarem a
esses meios de aprendizado estabelecidos pela sociedade atual. O principal
questionamento sobre esse assunto é como estão sendo utilizados esses novos
meios nas escolas, se está se tornando bom ou ruim para o aprendizado dos
alunos?
Apesar
de que para algumas pessoas essas mudanças não estão sendo favoráveis para a
educação, pois afirmam que esses novos mecanismos acabam tirando o foco dos
alunos do que realmente é necessário, como o interesse pela leitura e a escrita,
a realidade da educação nos mostra que o uso de novas tecnologias na escola
pode estimular gradativamente o interesse dos alunos para assuntos antes pouco atraentes,
na verdade o que torna essas tecnologias boas ou ruins para a educação é os
profissionais que a utilizam.
Portanto
antes de se trabalhar os novos meios tecnológicos nas escolas é preciso que os
educadores tenham um conhecimento prévio, uma base de como saber utilizar esses
mecanismos de maneira correta fazendo com que essas tecnologias se tornem mais
uma alternativa mais um caminho para um melhor
aprendizado.
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
A DIFICULDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS EM UM MUNDO DE TECNOLOGIAS
Vivemos
em uma sociedade na qual a era da tecnologia esta em alta, todos os dias somos
cercados dessas informações como, televisão, celulares e principalmente
internet e rede sociais, mas será que toda essa informação não atrapalha a educação
e seu ensino e aprendizagem?
No
Artigo “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em
conhecimento” de Juan Ignacio Pozo, aborda que na sociedade atual, a cada dia todo mundo aprende diversas informações mas mesmo assim as pessoas ainda
tem dificuldade em entrar no padrão que sociedade exige em, questão de termos educacionais,
ou seja os jovens tem conhecimento da informação mas não sabe usa- lá para adquirir
competência, conhecimento cognitivos. Tudo isso deve as novas culturas de
aprendizagem que estão surgindo por
causa das tecnologias até uma alfabetização totalmente diferente do padrão da
sociedade com uma linguagens, grafias e literaturas próprias. E no decorre dessa mudança,
cheia de modernidade a escola passou se torna irrelevante para os alunos
deixando de ser importante, pois agora não é mais a única que tem conhecimento
de todas as coisas. Por tanto o sistema educacional tem que se adaptar aos
novos conceitos tecnológicos, para que isso aconteça e preciso converter a
informação, em conhecimento para os alunos, renovando a aprendizagem usando a
tecnologia ao seu favor e não contra, por isso e necessário que os professores
tenham uma boa graduação e didáticas, para criar estratégias que possam
prender a atenção do aluno e guia-lo, para não se torna escravos de um
conhecimento desorganizado.
Afinal
não adianta ter um aluno atualizado em todas as informações que a sociedade oferece, se ele
não tem uma opinião critica em usar
essas informações para seu benefício educacional e não como mais uma maquina de
manipulação.
Assinar:
Postagens (Atom)
